16 de setembro de 2014

Coisas que se descobrem enquanto se procura emprego

Estou numa procura activa de emprego (fica a dica) e, por isso, tenho descoberto várias pérolas espalhadas pelas centenas de sites que existem neste mundo. Ora vejamos:

Todas diferentes, todas iguais: Apesar de todas as empresas terem uma ou duas características que a distinguem existe uma que é praticamente unânime: "Ambiente jovem e dinâmico". Desconfio que até mesmo aquelas onde só trabalham pessoas acima dos 50 dizem isto. Ou aquelas em que toda a gente se odeia. Isto faz-me lembrar as pessoas que escrevem no CV que são criativas e dinâmicas.

As melhores amigas do IEFP: Hoje em dia desconfio que é difícil encontrar uma oferta de emprego que não seja um estágio pelo IEFP. Graças a Deus que todas dizem que é possível a integração após o estágio. Ufa.

Condições fantásticas: No outro dia encontrei um anúncio que falava das vantagens de trabalhar na dita empresa. Uma delas designava-se como "remuneração". Eu percebo. É tão raro alguém pagar a um recém licenciado que fizeram questão de focar este feito histórico. Pena não oferecerem um ambiente dinâmico.

Os faz-tudo: Existem empresas neste país que não querem uma pessoa para cumprir uma função. Querem UMA pessoa para cumprir algumas MUITAS funções. Agora já percebo um professor meu que dizia que temos de ser pró-activos. O objectivo era uma pessoa licenciada em História da Arte, que percebesse de Marketing, atendimento ao público e vendas, soubesse mexer em Photoshop, Corel, Illustrator, InDesign e mais uns programas que desconheço, soubesse falar várias línguas, fizesse inventários, tirasse fotografias para catálogos, tivesse interesse por arte, produzisse conteúdos, actualizasse o site, montasse exposições, actualizasse bases de dados e, atenção, "outras funções de apoio a actividade regular".

As que não conhecem a palavra "pagamento": Se não for pelo IEFP, o pagamento torna-se um luxo. Ainda no outro dia vi uma proposta no Facebook e pretendiam uma pessoa para elaborar artigos para blogs. Quando perguntei mais informações disseram-me que era "sem qualquer remuneração, apenas para divertimento!" Pessoas, o divertimento (que eu saiba) não paga as contas. Nem uma renda. Nem o gasóleo. Nem o passe.

"É bom para o portefólio": Quando se trata de um recém licenciado existem uma série de frases feitas que pretendem enganar o máximo de idiotas. Desconfio que deve ser um concurso entre empresas para ver quem consegue mais estúpidos a trabalhar sem receber nada. Funciona assim: Estás numa empresa, dão-te o trabalho que não lhes apetece ou não têm tempo para fazer, continuas a fazer despesa e a não teres lucro MAS... atenção, estás a criar portefólio.

Sem comentários:

Enviar um comentário