2 de junho de 2013

A mulher é um bicho complicado

Homens deste mundo: Nós mulheres somos complicadas. Mais do que sermos complicadas - porque isso é um termo demasiado vasto - nós, mulheres temos regras próprias que já nasceram connosco, somos orgulhosas, ciumentas, às vezes mais coração do que cabeça e, também às vezes, inseguras.
Somos, portanto, um bicho estranho e complicado mas talvez o melhor bicho que alguma vez poderão ter nas vossas vidas. No entanto, como disse, nascemos com regras. É como se fosse um código meio genético, uma espécie de leis definidas não sei bem quando e que não precisamos de as estudar para as aprender. Estranho ou não, sabemos todas de trás para a frente sem nunca termos pensado nelas.
Já vocês, homens, têm alguma dificuldade em nos perceber. Uns mais que outros, uns demoram anos, outros meses, outros uma vida inteira. Não vos condenamos, mas de quando em vez ficamos chateadas, irritadas, com vontade de vos esmurrar a cara até já não aguentarem mais.
Nós mulheres somos bichos de indirectas. Não dizemos que queremos, damos a volta à questão à espera que percebam que nós queremos. Fazemos beicinho, damos beijinhos, dizemos coisas que vos parecem disparatadas, sorrimos e fazemos o pino se for preciso. Se por acaso entenderem e fizerem a derradeira pergunta ou convite, somos felizes. Se não perceberem e continuarem no vosso mundo simples e directo, podemos tornar-nos insuportáveis. Aí, vocês pensam que já não gostamos de vocês, que anda ali qualquer coisa que está mal mas nunca vão às pequenas coisas. Para vocês homens, estar mal é já terem um par de cornos, é andarmos a ver fotografias de outro na internet. Nunca é um convite que não foi feito, uma ida ao café que não se concretizou, um passeio pelo centro comercial que evitaram.
Nós mulheres somos bichos de pequenas coisas. De dar valor à frase, à palavra, à virgula que ficou fora do sítio e por isso a frase tomou outro sentido por muito que não quisessem. Ouvimos tudo, recebemos tudo na nossa mente, processamos todo o mais ínfimo pormenor.
Nós mulheres somos bichos de sexto sentido. Percebemos normalmente as coisas antes de vocês e salvamos o vosso corpinho e a vossa cabeça de muita coisa má, sem ser preciso usar a força. Porque nós mulheres podemos ser muito coração mas quando temos que usar a cabeça somos do mais racional que existe.
E somos outras coisas. Que só nós sabemos e entendemos (e que nem queremos que o entendam).

Sem comentários:

Enviar um comentário